segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Parceria que da Certo.

A parceria da Adecave e SENAR em Veredinha é publicada no Site oficial do SENAR Minas, na matéria podemos ver o crescimento da cadeia produtiva do mel em nossa Cidade e sempre trabalhando em parceria. Veja abaixo a matéria publicada no Site:
Apicultura ganha força na cidade após cursos do SENAR


A cidade de Veredinha, no Vale do Jequitinhonha, recebeu três cursos promovidos pelo SENAR MINAS abordando toda a cadeia produtiva da Apicultura. Nos eventos, os produtores do município puderam acompanhar o passo a passo do manejo correto do mel até à etapa final, na venda do produto.

Em Veredinha, a Associação de Desenvolvimento da Criança e Adolescente (Adecave) foi parceira, juntamente com o Clube do Galope, na realização do curso de Produção de Geléia Real e Rainha. Outros dois eventos (Curso Básico de Produção de Mel e Cera, e novamente Produção de Geléia Real e Rainha) ocorreram no povoado de Mendonça.

O objetivo dos cursos de Apicultura é fortalecer a atividade, capacitando pessoas que possam dar continuidade à produção que cresce a cada dia. Veredinha conta atualmente com grande número de pessoas que trabalham na produção de mel, cera, geléia real, rainhas e própolis. Anualmente são produzidas no município, 46 toneladas de mel. Até julho deste ano 26 toneladas já haviam sido produzidas.

CASA DO MEL

Em breve, Veredinha terá a Casa do Mel com certificação do Ministério da Agricultura, conforme informações da mobilizadora Dulcinéia Cordeiro Rocha. “Temos um trabalho brilhante desenvolvido com apicultores da sede e das comunidades de Mirante, Córrego do Ouro, Ribeirão Veredinha, Porto velho, Pontezinha e Mendonça. Já realizamos no município aproximadamente 20 cursos na área da apicultura e podemos ver nitidamente os resultados alcançados, não somente na Apicultura, mas também em outras atividades voltadas para o campo”.

Segundo o instrutor, Carlos Alberto da Silva, os cursos também têm o objetivo de elevar a autoestima dos participantes e aumentar a produtividade das colméias. “Muitas vezes, os produtores fazem as atividades erradas e acabam deixando de lado, pois o retorno é baixo. Quando mostramos onde está o erro e apresentamos a forma correta, eles ficam empolgados e se animam a voltar a produzir. Após os treinamentos, os apicultores conseguem melhorar em até 70% a produtividade.”

ESPERANÇA

Carlos Alves Sampaio, morador de Mendonça possui 80 caixas em operação. Ele disse que antes do curso cometia erros que prejudicavam a atividade. “Eu trabalhava, porém não tinha experiência, fazia o que ouvia de outros e acabava fazendo tudo errado, perdendo muitas abelhas e com produtividade muita baixa. Depois do curso aprendi que com uma boa manutenção e planejamento posso produzir já na próxima safra duas a três vezes o que produzi este ano, com o mesmo numero de abelhas”, declarou.

O participante João Paulo de Cordeiro, com 40 caixas, também não fazia as coisas certas. “Não tinha quem ensinasse a fazer de forma certa, por isso, esperava ansioso poder participar do curso e corrigir as minhas falhas”.

Outro participante, Odilon Vieira da Silva, utilizou a palavra esperança para avaliar a sua participação no curso. “Acredito que agora eu posso fazer o trabalho correto, corrigir tudo que fazia sem técnica, preparando meus enxames para a próxima florada. A esperança é grande, pois temos comprador de mel e não conseguíamos produzir para vender, agora vamos conseguir.”

Diego Souza de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário